A FALÊNCIA DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
- Erica Hassmann
- 5 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
A FALÊNCIA DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Websérie “A FALÊNCIA” usa
o humor para criticar esquemas de corrupção e de super faturamento
na compra de equipamentos de saúde e segurança.
A parceria entre a Cia de Teatro Cordão Encarnado e o escritor e artista visual Jozias Benedicto rendeu frutos durante a pandemia. Trata-se da websérie “A FALÊNCIA”, disponível no Youtube, a série apresenta, ao longo de cinco episódios, assuntos espinhosos em um momento onde todas as atenções estão voltadas para o sistema de saúde brasileiro. Na trama, uma família decadente vê no período pandêmico a possibilidade de lucrar com o superfaturamento de equipamentos e segurança. Pai, mãe, filhos e a empregada da casa pensam apenas em sobreviver em meio ao caos e fazem de tudo para ganhar dinheiro. O plot é dramático. Porém, é com humor que os cinco atores do grupo de teatro carioca e o roteirista da série acreditam alcançar o público.
“O humor salva. Já temos uma situação extremamente dramática e insistir no drama pode paralisar qualquer ação. O humor agrega e movimenta. Se formos produzir um trabalho com temas tão atuais, como os que tratamos na websérie, enfatizando o drama, talvez se torne algo insuportável para este momento. Os noticiários já estão aí para isso”, ressalta a atriz e produtora Joelma Di Paula.
A primeira incursão da Cia nas plataformas digitais é uma forma de aderir à realidade trazida pela pandemia e de movimentação da cadeia de trabalho para os integrantes do grupo, fundado em 2008. A série foi gravada de forma remota, com deslocamento feito apenas pela direção, liderada por ngelo Mayerhofer. Para além da reflexão sobre a pandemia, A Falência ainda traz discussões sobre desdobramentos do tema, como falta de empatia, desemprego e desigualdades sociais e, é claro, as falências financeira, ética e moral de um mundo que precisa cada vez mais repensar seus posicionamentos e atitudes.
“Gostaria muito que os espectadores refletissem sobre a situação atual do Brasil, que é totalmente absurda, como um circo de horrores. Acho que uma das maneiras de ser mais efetivo, neste sentido, é justamente sair do discurso rancoroso e usar o humor, a sátira, a farsa”, observa Jozias Benedicto, que construiu o roteiro da websérie em parceria com toda a companhia teatral através de reuniões online.
Para além da websérie
O elenco de A FALÊNCIA é composto por atores, arte-educadores e jornalistas, que se revezam na direção, produção, edição, fotografia e atuação.
Ficha técnica
Roteiro: Jozias Benedicto
Direção: Angelo Mayerhofer
Edição e fotografia: Felipe Carvalho da Fonseca
Elenco: Angelo Mayerhofer, Ernandes Cardoso, Danie Vaz, Daniela Tibau, Joelma Di Paula
Produção: Daniela Tibau e Joelma Di Paula
Classificação etária: 14 anos
Exibição: Youtube (canal A Falência)

Commentaires