ARTIGO: PORQUE ABOLIR O ESPECISMO?
- Kátia Figueira de Oliveira
- 3 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Escrevo com o propósito de explicar por que luto contra a exploração dos animais não-humanos pelos humanos. Usarei os termos animais-humanos e animais não-humanos, pois na verdade somos todos animais. Geralmente, aqueles que lutam em defesa dos animais não-humanos são vistos como pessoas que tem “peninha dos bichinhos”, são muito sensíveis ou emotivas demais, o que não é verdade. A luta pelos direitos dos animais não-humanos está alicerçada em critérios éticos e morais, que são justificados racionalmente. Primeiramente, a maioria das pessoas desassocia a luta anti-especista da luta pelo princípio de igualdade humana, o que é um grande erro.

O especismo está para a espécie assim como o racismo está para a raça ou o sexismo está para o gênero. O pensamento nesses três casos é basicamente o mesmo: ambos têm como base a discriminação de características externas. Ou seja, todos aqueles que são diferentes de mim podem ser subjugados ou inferiorizados. Desse modo, os especistas violam o princípio de igualdade, pois dão mais peso aos interesses da espécie humana de uma maneira bastante fútil. Quando um humano tira a liberdade e a vida de um não-humano, geralmente, o faz por um motivo desnecessário para a manutenção da sua vida e seu bem-estar, desconsiderando os interesses maiores dos não-humanos, quais sejam: viver e não sofrer.
Por Marcelle Nogueira Toscani
Marcelle Toscani é Coordenadora do Setorial Estadual de Direitos Animais do PT/RS
Leia o artigo na íntegra em: https://ptrs.org.br/porque-abolir-o-especismo/
Acompanhe nas redes
Facebook: https://facebook.com/413684295322621/posts/5421264711231196/
Instagram: https://www.instagram.com/p/CZffpGKsRZe/
Fundamental o artigo. Merece a leitura da íntegra. Se nós, da esquerda não formos capazes de nos dar conta da importância de ampliar a consciência moral para incorporar os direitos animais, quem o faria? Parabéns e obrigada à autora.