Cuidado materno garante aposentadoria para as mães na Argentina
- Kátia Figueira de Oliveira
- 21 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
O feminismo tem conquistado muitas vitórias ao longo dos anos, e nossas hermanas argentinas mais uma vez saem na frente na garantia de seus direitos.

Em um momento histórico no país e no mundo, as mães argentinas adquiriram o direito de contabilizar os anos de cuidado materno como tempo de aposentadoria.
Segundo informações da Anses (Administração Nacional de Segurança Social), a criação de cada filho (a) poderá contar com até três anos de serviço, para os 30 exigidos para a mulher se aposentar no país.
O governo argentino também informou que irá ampliar a cobertura da Previdência Social para 155 mil mulheres que hoje não possuem renda previdenciária.
A medida passará a valer a partir do dia 01 de agosto e beneficiará mulheres com 60 anos ou mais e que não tenham os 30 anos de contribuição necessários para se aposentarem.
As mulheres sempre sofreram com a desigualdade social e reconhecer o cuidado materno como tempo de serviço é um avanço para milhares de mulheres que abandonam estudos e trabalhos para se dedicarem integralmente ao cuidado de seus filhos.
Reconhecer o cuidado materno é reconhecer o impacto que ele representa na vida destas mães e a luta que elas travam diariamente para se manterem fortes em nossa sociedade.
Fonte: Clarin
Foto: Mariana Pupé Pereyra
Ilustradora Argentina
Texto:
Kátia Figueira
Comunicóloga
Redatora/Produtora de Conteúdo e Eventos
Gestora de Mídias Sociais
Estrategista de Campanhas Políticas e Sindicais.
Comments