top of page
Buscar

Fui pra Cuba e conto Como é

Que Cuba é um dos destinos que mais mexem com o imaginário de esquerdistas e progressistas mundo afora é um fato inegável. Para quem ainda não pode desembarcar na ilha, conhecê-la através das impressões de um compa é uma grande oportunidade. E é isso que nos oferece Ramon de Castro, membro ativo do Esquerda Compra da Esquerda. Quer saber um pouco mais sobre seu livro? Confira a resenha escrita por nosso compra socialista, palmeirense e jornalista, Jessé Madureira.


ree

É tudo verdade!

Por Jessé Madureira


Mais de 60 anos passados do triunfo do Movimento 26 de Julho, liderado por Fidel Castro, a Revolução Cubana continua sendo bordão para mentiras de contrapropaganda do obscurantismo, e com mais reverberação ainda nestes tempos de centrais de calúnias e boatos instaladas nos porões do planalto de Brasília.

O passo marcado da evolução sinistra desta corte vai na percussão da mentira. É tudo falsidade, calúnia, simulacro rasteiro ganhando eco e multiplicação nas vias da comunicação enxovalhada do baixo clero eletrônico.

“Fui pra Cuba e conto como é”, livro de impressões de viagens de autoria de Ramon de Castro, faz a contraposição pontual de quem viu a verdade, acredita na verdade e oferece testemunho para os partidários da verdade e também, (porque não?), para os insensatos que persistem na posição de sustentáculo ressonante da mentira.


ree

Na linguagem escorreita e singela dos jornalistas, sua formação, descreve hábitos culinários, rotina cultural, temperamentos e humores psicológicos do povo cubano com vasta ilustração fotográfica, transcrição de diálogos com populares e relatos preciosos de eventos cívicos, educacionais e políticos.

Desde meados dos anos 70, quando Fernando Morais lançou com grande sucesso sua obra A Ilha, uma sequência irregular de reportagens sobreveio com o mesmo tema. “Fui pra Cuba...” se diferencia por fugir do tom panfletário e permanecer nos limites da elocução da curiosidade satisfeita, sempre privilegiando a verdade.

Ramon de Castro, repetindo, é jornalista, não é antropólogo e nem cientista social. Mas seu trabalho nesse livro, ganhou na minha estante um espaço de humilde reverência ao lado de O Mundo do Socialismo (Caio Prado Jr.), O Mundo da Paz (Jorge Amado) e Viagem (Graciliano Ramos).

O livro está à venda por R$ 30 e o e-book por R$ 13. As opções para compra em diversas lojas virtuais estão disponíveis no link: https://linktr.ee/fuipracuba


Texto de abertura: Raquel Verardi Gehl - Jornalista MTB 15002 Resenha: Jessé Madureira Fotos: Arquivo Pessoal / Divulgação

 
 
 

Comments


SIGA NOSSAS REDES!

  • Facebook ícone social
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • TikTok
  • Pinterest
  • Spotify - círculo cinza
  • kwai-logo-0-1536x1536

Visitantes desde julho/2021

Adquirir produtos ou serviços dos membros do ECDE é ter certeza de quem está do outro lado da negociação  também  está ao seu lado na defesa de direitos, do meio ambiente e da democracia.

bottom of page