Pela primeira vez, indígenas vão ao Tribunal de Haia contra Bolsonaro
- Kátia Figueira de Oliveira
- 9 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Uma ação inédita foi protocolada no TIP (Tribunal Penal Internacional), pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), para denunciar Bolsonaro por genocídio.

A APIB tomou esta decisão pela forma como o governo Bolsonaro vem tratando as questões indígenas desde o início de seu mandato, se agravando com a pandemia.
Foi protocolado inúmeras denúncias de lideranças e organizações indígenas, documentos oficiais, pesquisas acadêmicas e notas técnicas, que comprovam o planejamento e a execução de uma política anti-indígena explícita, sistemática e intencional encabeçada por Bolsonaro.
“Acreditamos que estão em curso no Brasil atos que se configuram como crimes contra a humanidade, genocídio e ecocídio. Dada a incapacidade do atual sistema de justiça no Brasil de investigar, processar e julgar essas condutas, denunciamos esses atos junto à comunidade internacional, mobilizando o Tribunal Penal Internacional”, destaca Eloy Terena, coordenador jurídico da Apib.
Bolsonaro é criticado por favorecer as invasões em áreas indígenas incitando a violência, além de facilitar e promover o desmatamento, incêndios e garimpos em áreas de proteção ambiental, colocando nossas florestas e biomas em perigo.
A ação foi elaborada por uma equipe de advogados indígenas, liderados pelo advogado Luiz Eloy Terena, que comentou a ação em seu perfil no Facebook.

Fonte: APIB
Texto: Kátia Figueira de Oliveira
Produtora de Conteúdo Comunicóloga
Redatora
Produtora de Eventos
Gestora de Mídias Sociais
Estrategista e Coordenadora de Campanhas Políticas e Sindicais
Comments