Sabe aquele equipamento eletrônico que você não está mais usando?
- Erica Hassmann
- 7 de set. de 2021
- 2 min de leitura
"Clevi é professora de informática do Colégio de Aplicação da UFRGS. Como tem um nome que serve tanto para homens quanto para mulheres, inúmeras vezes foi e é chamada de ´senhor´ Clevi. Em algumas situações profissionais, viu o discurso e a reação mudar quando percebiam que era uma mulher na tecnologia, não um homem. Essas situações a motivaram a pesquisar sobre mulheres na computação, o que faz desde o doutorado em 1998. Nos anos recentes, coordena o projeto ENIGMA – Mulheres na computação. Durante a pandemia, uma das ações do projeto foi intensificada: a doação de computadores. Antes feita para mulheres moradoras de casas de estudante, passou a focar estudantes da educação básica de escolas públicas. Inicialmente do próprio colégio onde é professora, mas desde dezembro de 2020 atende também as terceirizadas da universidade. Já são 218 computadores doados em um ano.
Clevi está se aposentando e pretende continuar com essa ação. Conta com uma rede de parceiros, entre eles dois técnicos que consertam os computadores recolhidos por valores muito abaixo do mercado. A família de um desses técnicos tem 3 filhos autistas e a rende propiciada pelos consertos dos computadores ajuda muito no equilíbrio das finanças. O outro técnico é pai de uma aluna do próprio Aplicação, e também tem no projeto importante complementação de renda. Trata-se pois de uma cadeia de economia circular, com computadores recolhidos, consertados e quando não recuperados são descartados de maneira adequado, nos postos de coleta da prefeitura de Porto Alegre.
Quer fazer parte dessa cadeia de solidariedade ? Doe equipamentos. Para outras formas de contribuição, inclusive financeira (direto para os técnicos), faça contato com o projeto."
O Esquerda Compra Da Esquerda apoia e divulga para toda a nossa comunidade.

Comments